Oftalmologista alerta para uso de óculos que não protege contra a radiação ultravioleta

O médico oftalmologista Cavalcanti Júnior, alerta para a importância do uso de óculos escuros de procedência, com o certificado de garantia de proteção contra a radiação ultravioleta, para manter a saúde dos olhos. Ele chama a atenção para o cuidado com os presentes de final de ano, entre eles óculos de sol importados cheio de apelo comercial, mas considerado um item perigoso principalmente para as crianças por não garantir proteção contra os raios ultravioleta.

Confira o que diz o médico da Clínica Vision sobre óculos escuros:

“Quem controla a quantidade de luz que entra na retina, a parte mais interna e nervosa do olho, é a pupila. Quanto mais luz, ela se fecha e protege o olho internamente. Quando você usa óculos escuros, diminui a entrada de luz, a pupila dilata e permite a entrada de mais luz que pode ser agressiva à retina”, enfatizou.

Na avaliação de Cavalcanti, a situação pode ser ainda mais perigosa quando se trata de óculos infantis, pois crianças até os 7 anos de idade ainda estão em fase de desenvolvimento visual. “Nessa fase, se não tivermos um controle adequado, pode haver problemas como o surgimento de doenças que afetam, desde o tecido mais externo que são as pálpebras, até a famosa carne crescida, que tem influência cumulativa dessa radiação. No caso da catarata, que é a perda da transparência da lente interna, a doença acaba sendo acelerada pela falta de proteção contra essa radiação”, explica o médico.

Recomendação do médico para uso de óculos:

“Evite comprar em vendedores ambulantes, apesar do preço mais em conta. Vale lembrar que mais caro que qualquer coisa é perder a sua saúde. É melhor procurar óticas sérias para pedir orçamentos diferentes, mas sempre exigindo um certificado de garantia”, explicou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email