Cirurgia Refrativa

CIRURGIA A LASER

Até bem pouco tempo atrás, os óculos e as lentes de contato eram os únicos recursos disponíveis para a correção dos erros de refração da visão. Para muitas pessoas, a LASIK (abreviatura para Laser in-situ keratomileusis) aparece como uma nova e importante opção, que poderá diminuir significativamente sua dependência em relação ao uso de lentes corretivas, abrindo-lhes, assim, novas perspectivas de vida ao facilitar o desempenho de atividades antes muito dificultadas ou até consideradas impossíveis.

QUEM É UM BOM CANDIDATO?

O bom candidato deve ter olhos saudáveis e um erro de refração já estabilizado. Essa estabilidade é normalmente obtida próximo dos 18 anos de idade. As mulheres grávidas, os diabéticos, os usuários de córticoesteróides, os portadores de doenças autoimunes não controladas, como artrite reumatóide ou lúpus, e pessoas com histórico de herpes ocular recidiva não devem, em geral, se submeter esta cirurgia. Se você tiver objetivos específicos de desempenho visual, em razão de sua ocupação atual ou planejada (por exemplo, para integrar as Forçar Armadas), procure informar-se bem a respeito dos regulamentos envolvidos antes de tomar sua decisão.

PERGUNTAS FREQUENTES?

1. Ambos os olhos podem ser tratados ao mesmo tempo?

Em muitos casos, Lasik pode ser feito em ambos os olhos no mesmo dia (PRK), mas geralmente se opera um olho e após uma semana o segundo olho.

2. Eu uso lentes de contato. Isto poderá afetar minha cirurgia?

Lentes de contato podem alterar alguns exames pré-operatórios. Caso a lente seja gelatinosa, deixe de usá-las pelo menos 1 (uma) semana antes da cirurgia. Se for rígida pelo menos 2 (duas) semanas.

3. Se eu uso óculos para longe e para perto (multifocal), eu posso operar?

Sim. Porém, após os 40 anos de idade a maioria das pessoas necessita usar óculos para leitura, o que chamamos de presbiopia. A correção do grau para longe não eliminará a correção para perto, sendo necessários apenas óculos para leitura. Outra opção para esta faixa etária é a chamada monovisão, que permite visão satisfatória tanto para longe quanto para perto. Estas e outras opções serão discutidas na consulta pré-operatória.

4. Até quantos graus a cirurgia pode ser realizada?

O limite máximo de grau a ser corrigido dependerá principalmente da espessura e curvatura corneana. Em geral, pode-se corrigir até 10 graus de miopia, 5 graus de hipermetropia e 6 graus de astigmatismo.

5. Se eu fui operado com bisturi de diamante há alguns anos e estou precisando usar óculos novamente, é possível operar através da Cirurgia a Laser?

Sim. Porém, isto depende de uma avaliação muito mais criteriosa.

6. Deverei usar algum colírio antes da cirurgia?

Sim, prescrevemos colírio antibiótico profilaticamente, 2 (dois) a 3 (três) dias antes da cirurgia.

7. Se a operação não der certo poderei usar lentes de contato?

Sim, se restar um grau residual significativo, poderá fazer uma nova cirurgia ou usar lentes de contato.

8. Se não alcançar uma correção desejada, é possível fazer uma nova operação?

Sim, desde que a anatomia da sua córnea permita aguardando o período de 3 (três) meses após LASIK e 6 (seis) meses após PRK.

9. Quais os riscos da Cirurgia Lasik?

Como todo procedimento cirúrgico, existem riscos envolvidos. Complicações são raras, mas podem incluir: hipo ou hiper correção, infecções , irregularidades na córnea e inflamações.

10. O meu grau vai zerar?

A certeza se vai zerar ou não depende de algumas variáveis e principalmente da cicatrização de cada um. A maioria das pessoas fica um pouquinho míope ou levemente hipermétrope, o que não quer dizer que a qualidade de visão fique ruim. O objetivo da cirurgia refrativa é diminuir a dependência ao uso de óculos, ou seja, existem casos que será necessário o uso de óculos em certas atividades tais como: dirigir á noite ou ver uma legenda de cinema. Na grande maioria dos casos operados não há a necessidade de óculos.

11. Os resultados da cirurgia são permanentes?

Sim. As córneas remodeladas com os atuais Excimer Laser têm uma estabilidade bastante satisfatória. Em alguns casos poderá haver variações decorrentes do próprio envelhecimento humano, levando a necessidade de óculos ou nova cirurgia.

12. É dolorido?

A cirurgia não é dolorida, mas você poderá sentir uma pressão durante o procedimento. Posteriormente seus olhos poderão ficar irritados, lacrimejar, ou sensíveis à luz por alguns dias.

13. Em quanto tempo minha visão vai melhorar?

Em muitos casos, pacientes experimentam significativa melhora em questão de horas. Porém, durante o período de restabelecimento, você poderá experimentar temporariamente reflexos nas luzes, e imagens sombreadas. Estes sintomas são comuns após o Lasik e usualmente são resolvidos em um período de semanas ou meses. No PRK a visão melhorará de forma mais gradual.

14. Em quanto tempo poderei retornar ao trabalho e o que devo evitar?

Algumas pessoas retornam ao trabalho no dia seguinte; muitos retornam 3 (três) dias após a cirurgia, pode-se assistir televisão, ler e usar computador até no mesmo dia da cirurgia. Atividades físicas sem contato, por exemplo, academias, podem ser iniciadas 1 (uma) semana após à cirurgia. Esportes de contato “artes marciais” e piscina devem ser evitados por 45 dias.

15. O que é Cirurgia Refrativa?

Cirurgia refrativa é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de reduzir ou eliminar a necessidade do uso de óculos e lentes de contato. Os Erros de Refração (Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo) do olho podem ser operados através de diferentes técnicas cirúrgicas, como LASIK, PRK e LASEK.

16. Como podemos corrigir a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo

Os Erros de Refração são corrigidos através do uso de óculos e lentes de contato. Atualmente, através dos avanços da oftalmologia e da ciência podemos diminuir ou eliminar a dependência destes auxílios ópticos através da cirurgia a LASER.

17. A Cirurgia a Laser pode ser feita em todas as pessoas?

Não, para ser candidato à Cirurgia a Laser, você precisa ter as seguintes condições: • Ter mais de 18 anos; • Ter grau dos óculos ou lente de contato estável (pequenas variações não inviabilizam a cirurgia); • Não ter doença ocular ou sistêmica que contra-indique a cirurgia; • Em caso de gestação ou amamentação, recomenda-se adiar o procedimento; • Não ter doenças oculares, principalmente às da córnea (tais como Ceratocone).

18. Quais são os benefícios da Cirurgia a Laser?

Independência total ou parcial do uso de óculos e lentes de contato, proporcionando melhoria da qualidade de vida. Em muitos casos a qualidade de visão é melhor do que aquela obtida anteriormente com o uso de óculos.