Glaucoma: O que é?
Conforme o Dr. Cavalcanti Júnior, especialista em Glaucoma da Vision Clínica de Olhos, a doença é silenciosa e atinge as pessoas com sintomas que nem sempre são percebidos. Depois que se instala, ocorre a destruição de células que formam o nervo óptico. Como essas células não se reproduzem e não podem ser substituídas, a perda da visão é progressiva. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento antes que ocorram danos mais graves ao olho.
Fique por dentro dos exames que você pode fazer na Vision Clínica Oftalmológica.
Glaucoma: Causas
Geralmente, o glaucoma é causado pelo aumento da pressão dentro do olho quando ocorre o bloqueio dos canais de drenagem, mas também pode ter outras causas, como problemas vasculares e traumas oculares.
Os principais fatores de risco são idade, hereditariedade, diabetes, hipertensão ocular, miopia elevada e uso crônico de alguns remédios. No caso da idade, o glaucoma é mais comum após os 40 anos, principalmente entre os 60 e 70 anos.
Glaucoma: Sintomas
O glaucoma não tem sintomas nas fases iniciais, eles geralmente aparecem quando os danos ao nervo óptico são grandes. Primeiro, é a visão periférica que fica comprometida, depois o campo visual vai se estreitando cada vez mais e o paciente com glaucoma pode ficar cego sem o tratamento.
Tipos de Glaucoma
- Glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, é o mais comum, acomete pessoas acima de 40 anos.
- Glaucoma de ângulo fechado é quando ocorre um aumento súbito de pressão dentro do olho.
- Glaucoma congênito é o mais raro e acomete recém-nascidos.
Glaucoma secundário é causado por outras doenças, como diabetes.
Glaucoma: Tem cura?
Nem sempre é possível prevenir o glaucoma, mas é fundamental ter o diagnóstico precoce para evitar a progressão da doença e perda total da visão. Por isso, é muito importante fazer os exames oftalmológicos de rotina, avaliando a pressão dos olhos, o fundo do olho e os fatores de risco do paciente. O tratamento para controle do glaucoma depende de cada caso, podendo ser feito por meio de colírios, medicação oral, laser e cirurgias.
Com a tecnologia disponível na Vision Clínica Oftalmológica, é possível diagnosticar e tratar o glaucoma para evitar danos ao nervo óptico.