Que os óculos deixaram de ser apenas um instrumento para correção de problemas de visão como astigmatismo, hipermetropia e miopia, para virar um acessório de moda isso é fato e ninguém contesta. Aliás, tem gente que chega a usar apenas a armação, dispensando as lentes, só para compor aquele look do momento.
A moda dos óculos sem grau, definitivamente veio para ficar e toma conta das prateleiras das óticas. O crescimento foi mais acentuado com a chegada do estilo “hipster”, que compõe visuais que mesclam o estilo vintage com peças mais modernas e os óculos transparentes sem grau.
Mas essa moda prejudica a visão do usuário? De acordo com o médico oftalmologista Henrique Nossa, especialista da Clínica Vision, a utilização de óculos sem grau não prejudica os olhos, desde que a lente escolhida não tenha mesmo nenhum grau. “Alguns dos modelos sem grau já acompanham, inclusive, filtros de proteção UV, o que já ajuda bastante em locais com incidência alta de luz”, destaca.
Outro benefício são as lentes sem grau antirreflexo, segundo Henrique Nossa. “A tecnologia de antirreflexo é um agregado importante, pois ameniza o reflexo principalmente dos aparelhos eletrônicos, como televisores e computadores, e dos dispositivos móveis, como celulares e tablets”, explica.