Coronavírus pode ser contraído pelos olhos

O Coronavírus pode ser contraído pelos olhos e pode, também, causar conjuntivite. O alerta é da Academia Americana de Oftalmologia (AAO) que, em publicação científica, enfatiza que todas as doenças virais respiratórias podem ser transmitidas via secreção do paciente contaminado em contato com qualquer uma das mucosas, incluindo boca, nariz e olhos.

De acordo com o médico oftalmologista da Clínica Vision, Cavalcanti Júnior, o alerta da AAO tem fundamento já que a lágrima, quando produzida, é drenada dos olhos e entra em contato com o nariz. “Se a pessoa estiver infectada pelo Coronavírus na infecção tradicional pela via aérea superior, por causa da ligação entre o nariz e os olhos, o vírus pode causar, sim, conjuntivite”, explica.

Cavalcanti também reforça outra observação da AAO com relação ao trabalho dos oftalmologistas que é a questão da segurança durante as consultas e exames. “Como a infecção também causa olhos vermelhos, e esse sintoma incomoda muito, muitos pacientes tendem a procurar o consultório oftalmológico. O oftalmologista tem que tomar cuidado no trato com o paciente. Usar máscara e um óculos de proteção é uma medida recomendável”, diz.

Na avaliação de Cavalcanti, é importante a atenção do profissional que, através da anamnese, pode detectar um potencial paciente infectado. “O ideal é perguntar se o paciente veio de alguma viagem internacional, principalmente da China e Europa. Se ele apresentar inflamação ocular, lacrimejamento, sensação estranha no corpo, deve começar a ser monitorado pela Vigilância Sanitária”, destaca.